sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Eisbein e Eisenbahn Weizenbock




Primeiro gostaria de pedir desculpas pela falta de posts, não é por falta de vontade, como já disse por aqui minha vida esta um tanto tumultuada, cheia de compromissos e esta sobrando muito pouco para os momentos de lazer, como é o caso desse blog, mas vamos deixar de xororô e vamos ao que interessa.
Hoje é dia de clássico da culinária alemã, eisbein, ou para os brasileiros, joelho suíno, antes que você torça o nariz e mude de canal, gostaria de explicar rapidamente do que se trata o joelho, já vi muito amigo enjoado falando “Credo, joelho??? Tô fora!!!”, já teve inclusive amigo que me falou, “Deve ser horrível, cheio de nervos e ligamentos” hahaha, como se o porco tivesse um joelho semelhante ao do ser humano com rotula, ligamentos, etc...., por esse preconceito todo resolvi explicar do que se trata antes de comerçarmos a falar do preparo.
O joelho é apenas o nome do corte, funciona assim o cidadão pega o pernil ou a paleta e passa a serra na ponta, PRÓXIMO ao joelho do garoto, o joelho propriamente dito fica abaixo do pernil, ou seja, o joelho fica abaixo do joelho (!?!?) hããã...., da uma olhada aí na imagem que você vai se ligar no que eu estou falando.



O pernil é em formato de cone,
corte a ponta desse cone e pronto,
temos um eisbein

Mesmo depois da explicação você ainda continua com resistência??? Esta falando que nunca irá comer???? Então meu amigo..., vou fazer uma revelação que mudará a sua vida para sempre..., exceto se você for testemunha de jeová, judeu ou vegetariano, VOCÊ JÁ COMEU JOELHO CAMPEÃO!!!!!
Como isso é possível???? Simples, você já comeu presunto, linguiça, salsicha, mortadela, etc, etc????  Pois então..., todas essas bagaças são feitas de pernil suíno, ou seja, o joelho esta envolvido no esquema, não tem jeito..., me dá um ódio quando você faz uma costelinha suína no churrasco e algum enjoadinho diz: “Carne de porco??? Não, obrigado, faz mal”, aí a anta vai, pega um pedaço de linguiça, enfia no meio do pão e sai todo pimpão..., linguiça toscana é feita com carne de porco, a salsicha que você pede pra sua vó fazer também..., afff..., eu perco a paciencia com essas coisas, nego esquece que o churrasqueiro é o ser que porta a maior faca do churrasco, mas deixa pra lá..., vamos para a receita e deixar de mimimi.

INGREDIENTES

  • 2 litros de água
  • 1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino moída
  • 1/2 colher (chá) de noz-moscada moída
  • 1/2 colher (chá) de páprica picante
  • 1/2 colher (chá) de páprica doce
  • 1/2 colher (sopa) de açúcar
  • 1 e 1/2 colheres (sopa) de sal

Atenção: Esses são os ingredientes para 1 joelho que serve com sobra 2 shreks de tamanho médio, se tem mais gente por aí vai multiplicando e boa sorte.

Como de costume, procuro postar apenas receitas simples aqui no blog, aquelas que todos possam fazer mesmo que a pessoa não seja tão habilidosa na cozinha.
Arrisco a dizer que essa é a receita mais sussa que eu já postei aqui.
O único complicador é que você precisa se programar, pois a carne precisa ficar no tempero por pelo menos 12 horas, aqui em casa por falta de tempo ela acabou ficando no tempero por 24 horas, fiz o temperinho num dia a noite, trabalhei o dia seguinte todo e retirei do tempero na hora preparar na hora da janta do dia seguuinte.
Vamos lá????

MODO DE PREPARO 
Primeiro você precisa fazer alguns furos na carne para o tempero penetrar melhor


Furou??? Então beleza, deixa aí de lado por enquanto.

Em seguida, vamos ao tempero
Coloque tudo medido em uma vasilha que caiba a quantidade de agua que a receita pede


Coloque a agua e misture tudo.


Mergulhe o joelho nela, como já disse, ele deve permanecer no tempero pelo menos por 12 horas, ATENÇÃO, na geladeira, ok?


Após o tempo de maturação.....
Antes de começar a preparar o joelho para o forno, corte 2 batatas em rodelas de aproximadamente 1 dedo de espessura, utilize um pouco da agua do tempero, e cozinhe rapidamente essas rodelas.
Não deixe muito tempo, ela precisa ficar meio durinha para aguentar o tranco lá no forno.

Espalhe as rodelas de batata na forma e regue com azeite.
Essas batatas são importantes para que a carne não grude no fundo da assadeira, isso serve também para o peixe, além de ficarem muito saborosas e servirem como acompanhamento.

Coloque o joelho por cima das batatas.
Para variar, acabei acrescentando coisas de ultima hora, coloquei esses ramos de alecrim que peguei aqui no jardim do prédio, dá um toque muito bom na batata, sem contar no aroma que solta..., se não curtir, é só ignorar....

Cubra com papel alumínio e é só mandar para o forno pré-aquecido

Aqui levou 2 horas pra chegar ao ponto de tirar o papel alumínio e começar a dourar, mas isso depende bastante do seu forno, deixe por 1:30hs, e a partir daí va espetando de vez em quando para verificar se esta macio, no geral não deve passa muito desse tempo.
Já esta no esquema??? Tire o papel alumínio e deixe por mais uns 15 minutos para dar aquela dourada bacana.

Quando estiver desse jeito aí d cima esta pronto para começar a dourar.
Como você já deve ter percebido pela foto, as batatas não deram certo, simples..., as cortei muito fina.
Eu já desconfiava que isso iria acontecer, mas como a esperança é ultima que morre fiquei na torcida.
Como aqui o no blog o negócio é jornalismo verdade doa a quem doer, estou colocando aí na integra do jeito que aconteceu, afinal, nunca disse que era chefe de cozinha. Se for fazer aí pode ficar tranquilo e mandar bala que não tem erro, corte do jeito que eu escrevi e não fiz (1 dedo de espessura).... hehehe, que dará certo.




Dessa vez me superei e as fotos ficaram muito mais horriveis do que o de costume, um dia eu aprendo....hehehe
O importante é que o sabor esta sensacional, carne macia e sucolenta, aliás a grande sacada desse corte é exatamente esse, geralmente o pernil é bem seco, só é saboroso próximo ao osso, como nesse caso toda a carne fica junto do osso acaba que você come apenas a parte mais saborosa do pernil.



HARMONIZAÇÃO

Para acompanhar esse belo prato alemão nada melhor que um exemplar que representa muito bem a escola alemã, escolhi a Eisenbahn Weizenbock, na minha humilde opinião é uma das melhores opções do estilo disponiveis no mercado nacional.




Avaliação da Cerveja:
Na apresentação uma cerveja escura de coloração marrom que é acompanhada por um creme bege que teve uma boa formação e média persistência. Baixa carbonatação.
Um aroma delicioso que trás notas de cravo, malte e banana.
No paladar segue a linha do aroma, uma deliciosa cerveja com notas de especiarias e um frutado muito intenso bem caracteristico ao estilo, o que me chamou a atenção tanto no aroma quanto no paladar é que a banana dessa weiss não me lembrou a fruta e sim o doce feito dela.

Muito equilibrada, recomendo fortemente.