sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Arroz Completo na Panela de Pressão

Quando meu irmão disse que iria jantar em minha casa logo pensamos, “O que iremos fazer para ele e a namorada?”, pensamos em fazer uma abobrinha recheada, depois pensamos em fazer uma massa e por fim me lembrei de uma receita que indiquei para a Fernanda que é uma colega de trabalho do qual não leva muito jeito com as panelas e por conta disso acabei me tornando uma espécie de consultor para assuntos gastronômicos... rsrs, não que eu seja um entendido no assunto mas como ela não leva muito jeito sempre que possível a auxiliei a distancia em suas aventuras na cozinha de seu apto.


Mencionei a Fê porque ela de forma indireta me auxiliou na decisão do que fazer no jantar, pois a alguns meses atrás navegando pela internet (infelizmente não me recordo onde) li essa receita extremamente simples, me lembrei da Fernanda na mesma hora e acabei enviando a ela por email, não me recordava mais disso quando na semana passada ela me disse que acabou fazendo a receita que enviei, e havia dado certo.
 

Quando me lembrei de que ela mencionou que a receita havia dado certo e que era gostosa, pensei, FECHOU!!! Era justamente o que eu procurava, uma receita simples, de custo baixo, fácil de fazer e o mais importante, gostosa!!!.
 

Olha, vou te falar..., mais fácil que isso só fritando um ovo pra comer com pão ou fazendo um miojo, aliás, qualquer dia desses vou fazer um post só com receitas de miojo, tudo naquele esquemão simples, porém com outra cara e gosto para o tradicional macarrãozinho que é a salvação nas republicas de estudante, mas enfim..., vamos focar e voltar para o arroz.








INGREDIENTES

2 xícaras (chá) de arroz cru;
1 cebola picada;
Alho picado;
4 batatas cortadas em rodelas grossas;
2 gomos de linguiça calabresa defumada, cortadas em rodelas;
4 xícaras (chá) de água fria;
1 cubo de caldo de galinha;

1 tomate sem pele e semente picado;
1 cenoura ralada (ou legume à sua escolha);
Sal a gosto;

2 colheres de sopa de óleo;
Temperos a gosto.



MODO DE FAZER:
Primeiro vamos fatiar os ingredientes

Para a calabresa, retire a pele que a envolve.
Corte ao meio, facilita para retirar a pele 

Faça um corte na pele no sentido do comprimento

Puxe a pele



Corte em fatias não muito estreitas

Reserve


A batata não tem segredo é descascar, e fatiar, se liga aí...






Prontinho!!!

Cenoura
Corte a ponta


Corte ao meio





Raspe a casca


Ralador



Resultado

 Não sabe picar a cebola, o alho e o tomate??? Já mostrei como faço, clique aqui e dê uma olhada.


Fica esperto no esquema agora, porque senão não vai dar certo e você vai dizer que a culpa é minha.

Coloque na panela de pressão o óleo, a cebola, e o alho.
Refogue até que a cebola fique transparente.
Retire do fogo e coloque por cima desse refogado os ingredientes formando camadas na seguinte ordem:

Batata


Linguiça calabresa


Batata novamente


Calabresa por cima


Arroz



Cenoura ralada, Tomate, o caldo de galinha esfarelado, o sal e os temperos que escolheu.


Mande a água fria na medida certinha por cima disso tudo aí...


Tampe a panela e leve ao fogo.
Quando a panela começar a chiar, abaixe um pouco o fogo (não pode ser muito baixo, fogo médio, ok?), e conte 10 minutos.

Apague o fogo e deixe a pressão sair sozinha. Não force a saída da pressão, pois, nesse tempo a pressão da panela desligada vai terminar de cozinhar o arroz.
Aqui em casa levou +ou- 30 min. para a pressão acabar.


Resultado



Agora cabe uma dica, sempre que estiver cozinhando deixe pra colocar as ervas frescas (salsinha, coentro, manjericão, etc..) somente depois de pronto, assim você mantem o sabor da erva.


Prontinho!!!!
É só pegar o prato e cair pra dentro

Obs.: Como disse não me lembro de onde tirei a receita, não sei se foi site ou blog, caso o blogueiro leia esse post por favor se manifeste para que eu coloque a fonte aí, blz???

Editando: A Suzy que postou a receita original apareceu la nos comentarios se manifestando conforme meu pedido entao nada mais justo que creditar o local original.
Se gosta de receita não deixe de visitar:
http://suzymitsy.blogspot.com.br/


Até a próxima!!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Anderson, uhuhuhuhu! Vou fazer este arroz de novo.
Parabéns pelo blog, vou ser assídua neste blog, afinal, vc foi muito genereso quando disse que "não levo muito jeito com as panelas" (rs)
Até mais mestre...bjs Fernanda

Anderson Martins disse...

Que bom te ver por aqui.
Muito obrigado!!!
Até o próximo post então... ;-)

Suzy disse...

Oi, Amigo! Já que você pediu que o blog de onde veio a receita se manifestasse, estou aqui! kkkk
Essa receita é do Blog da Suzy!
http://suzymitsy.blogspot.com.br/2011/06/arroz-completo-panela-de-pressao.html
Você poderia, por favor dar os créditos? Obrigadinha, e apareça por lá!!!

Anderson Martins disse...

Ola Suzy.
Que bom ver voce por aqui, meu blog esta meio abandonado, tenho passado por um problema serio de saude e por conta disso ele acabou ficando pra escanteio, mas logo mais estou reestabelecido e voltarei com ele, se Deus quiser!!!
Ja estou editando e deixando o link do seu blog ;-)
Quanto a minha visita no seu blog sempre que da estou dando uma passadinha por lá.
Até mais...